Accent XL ® – Inovações em Tratamentos Corporais com Radiofrequência
Flávia Barbosa – CREFITO:3/128199-F
Fisioterapeuta da Clínica Linea – Centro Avançado de Dermatologia
Entre os tratamentos corporais utilizados na atualidade, o Accent XL® é uma das tecnologias mais empregadas, tanto nas capitais quanto no interior do estado. Trata-se de uma modalidade terapêutica não-invasiva, constituída por uma plataforma multifuncional, que dispõe de duas ponteiras de radiofrequência: bipolar e unipolar. Cada uma visa promover um efeito terapêutico em diferentes profundidades na pele podendo penetrar nos tecidos em até 2 cm o que otimiza a sua ação.
O Accent XL® pode ser indicado nas seguintes situações: (1) flacidez de abdomen, flancos, coxas, região posterior dos braços; (2) flacidez de pescoço no tratamento da papada; (3) quebra da gordura localizada em diferentes partes do corpo; (4) definição do contorno corporal tal como a cintura; (5) definição do contorno facial; (7) flacidez na área dos olhos e (7) celulite.
Uma das suas principais indicações é no tratamento da celulite em diferentes graus. O equipamento trabalha na frequência de 40.68 Hz. Por promover a oscilação das moléculas de água no interior da célula, através da produção de um campo eletromagnético, a sua ponteira gera calor promovendo a ruptura dos septos de fibrose presentes na celulite. O calor estimula a circulação sanguínea cutânea melhorando a qualidade da pele, ativando o sistema linfático e arteriovenoso do tecido adiposo (camada de gordura) diminuindo o volume corporal. Com isto, os efeitos do tratamento da celulite com o Accent XL® logo são sentidos na pele.
Este calor também estimula a produção de colágeno pelos fibroblastos tensionando a pele conferindo firmeza. Portanto, sua procura para o tratamento da flacidez da pele corporal ou facial é grande.
A sessão dura em média 30 minutos por área. Não é necessário tempo de recuperação (down time) e o paciente pode retornar às suas atividades rotineiras logo após a sessão. Os resultados são observados nas primeiras sessões havendo um protocolo a ser seguido conforme a exigência individual. Daí a importância da avaliação e acompanhamento do médico dermatologista. Ele é o profissional capaz de avaliar e indicar o melhor protocolo de tratamento. O número de sessões é indicado conforme a avaliação médica com um mínimo de 5 sessões e manutenção com 1 ou 2 sessões a cada 3 meses. O tratamento surtirá efeito somente se realizado por profissional qualificado e gabaritado a operar esta tecnologia. Além disto, vale ressaltar que é necessário que o paciente mantenha hábitos alimentares saudáveis e pratique atividades físicas regularmente.

















